sábado, 2 de outubro de 2010

Padre Geral recebe homenagem das monjas do Brasil

Relato de uma monja participante do encontro das monjas do Brasil com o Padre Geral fr. Saverio Cannistrà que encerrou-se no dia 1 de outubro.
.
Neste dia tão importante pra nós, carmelitas, em que celebramos a nossa querida Santa Teresinha, iniciamos o dia com a festiva missa com Laudes. Desta vez a animação litúrgica estava a cargo da Associação Santa Teresa de los Andes, dos carmelos do Nordeste e Espírito Santo. Presidiu a Eucaristia nosso definidor, Frei Marcos, e foi concelebrada pelo Frei Savério e Frei Karol. O Evangelho foi lido por Frei Alzinir e a homília feita por Frei Savério.
Houve no final da missa a tradicional bênção das rosas e, logo após, a distribuição das mesmas para as que participávamos da Eucaristia.
Depois do café, nos reunimos com nosso Padre Geral, para retomarmos o nosso diálogo, em que Ele ia respondendo as perguntas que lhe eram feitas.
Depois do intervalo para o cafezinho, foi a vez de Frei Karol esclarecer várias questões de ordem jurídica, o que foi excelente, pois muitas irmãs tinham várias dúvidas que desejavam esclarecimento.
Depois do almoço, tempo livre até às 17:00h. Neste intervalo de tempo as secretárias de cada Associação se reuniram para elaborar a mensagem final deste encontro.
Novamente nos reunimos às 17:00h, quando foi lida a mensagem final do encontro que foi aprovada sem necessitar de retoques ou correções. Ainda houve tempo para que o Padre Geral desse mais alguns esclarecimentos a pedido das irmãs.
Depois tivemos mais um tempo livre antes de irmos rezar vésperas.
Com nossa irmã, Santa Teresinha, cantamos os louvores de Deus, bendizendo-o por este encontro que finalizava, e pedindo que pudesse produzir os frutos que tanto desejamos em nossas comunidades.
À noite, depois do jantar, fizemos uma festa de aniversário para o nosso Padre Geral, que aniversaria no próximo domingo. Teve direito a discursos, bolo, refrigerantes e presentes.
Foi dado de presente para Frei Savério uma bela imagem de Nossa Senhora Aparecida, além da oferta em dinheiro que cada comunidade pôde dar. Disse-nos que nunca teve uma festa de aniversário tão animada e recebido tantos presentes em sua vida.
Também ao definidor Marcos, Frei Karol, Ir. Elizabeth e tantos quantos trabalharam neste encontro, receberam uma pequena homenagem de agradecimento e um presente, como sinal de nossa gratidão.
Depois de festejarmos com o bolo, foi a hora das despedidas, pois muitos viajariam muito cedinho, inclusive Frei Savério, que juntamente com Frei Marcos e Frei Alzinir, viajariam bem cedo, para irem a Foz de Iguaçu, a fim de que Nosso Padre Geral pudesse conhecer algo de nossas belezas naturais, indo depois para São Paulo de onde pegaria o avião com destino a Roma.
Frei Savério nos agradeceu toda a acolhida que encontrou e tudo o que foi feito para que este encontro tivesse êxito. Pediu orações para duas intenções importantes para a Ordem: o Teresianum de Roma e também para que se pudesse manter nossa presença na Terra Santa.
Assim finalizamos este encontro tão importante e significativo para nós, pedindo a Deus que nos ajude a concretizar em nossas vidas tudo o que experimentamos, escutamos e refletimos neste encontro de Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário